Pesquisar este blog

sábado, 3 de outubro de 2009

Cláudio Francisco Poullart des Places


Cláudio nasceu em 26 de Fevereiro de 1679, duma família rica e cristã de Rennes (França). Aprendeu com um padre do seu bairro a servir os pobres; depois, manteve sempre uma sensibilidade especial à sorte dos mais desfavorecidos. Ao cabo dum longo período de discernimento, renunciou a uma brilhante carreira que tinha pela frente, escolhendo, em vez disso, ser padre.

Durante o seu curso de formação para o sacerdócio em Paris, encontra colegas tão pobres que passavam mal para poderem pagar os seus estudos. Começa partilhar com eles a sua mesada; e pouco depois junta-os com ele numa comunidade.

Em 27 de Maio de 1703, festa do Pentecostes, ele e mais onze companheiros consagram-se ao Espírito Santo diante uma estátua de Nossa Senhora do Bom Sucesso. E assim nasce o que virá a Congregação do Espírito Santo.

Seis anos depois, no dia 2 de Outubro 1709, com a idade de 30, Cláudio morre, e foi enterrado, como tinha pedido, na vala comum dos pobres da Igreja Saint Étienne-du-Mont, Paris. Na morte dele tinha 72 estudantes espiritanos na comunidade, e a obra que fundou continuou desenvolvendo e enviou muitos missionários para todo o mundo.

Hoje a Congregação do Espírito Santo anda pelos 3000 membros, que trabalham em mais de 60 países, no cinco continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário